Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
15 de março de 2023 às 08:00

Vitoriosos ou mortos

A Marinha bem pode arquivar o caso dos marinheiros do NRP Mondego na prateleira das suas vergonhas. Quem diz a verdade não merece castigo.

Em certo álbum das aventuras de Lucky Luke (creio que "O 20º de Cavalaria"), o cowboy solitário vê-se enviado para a fronteira, para tentar aplacar uma revolta índia. Alojado no quartel do 20º de Cavalaria, trava conhecimento com o coronel responsável pela guarnição, homem rijo e rigoroso, implacável na manutenção da disciplina militar, da sobriedade e da parcimónia. Todos os dias, o cozinheiro da guarnição previne o soldado de serviço à descasca das batatas: "corta as cascas finas, que o coronel vai ver!" E todos os dias, o coronel inspeciona a grossura das cascas, pronto a punir qualquer desperdício. A dado passo da aventura, os índios cercam a guarnição durante vários dias. Mesmo com soldados esganados pela fome, o coronel não fraqueja nas rotinas habituais: todos os dias, um soldado é posto de serviço a fingir que descasca batatas que já não há. E todos os dias, o cozinheiro previne: "e finge que as cascas estão finas, que o coronel vai fingir que vai ver!"

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres