Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
19 de julho de 2023 às 08:00

"Os crimes todos que eu cometi"

A chuva de mentiras dos partidos históricos do regime face às buscas no PSD trai o pânico cego que têm a qualquer investigação ao lamaçal das suas finanças.

Pelo menos teve piada ver Rui Rio à varanda, confessando com sorridente sarcasmo "os crimes todos que eu cometi". Sempre foi uma variante engraçada da velha (e suspeita) "consciência tranquila" tão invocada em episódios semelhantes. Menos piada teve, logo a seguir, a carta aberta do PSD a pedir satisfações à procuradora-geral da República e a entrevista do ex-líder do PSD à SIC, em que trocou o humor original pela estafada "tese da cabala". Foi o tiro de partida para um dilúvio de desinformação e intoxicação da opinião pública que mobilizou toda a tropa de políticos, comentadores, políticos-comentadores e jornalistas cortesãos cujas "cachas" dependem dos seus almoços com as fontes oficiais e oficiosas das máquinas partidárias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.