Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
17 de abril de 2020 às 10:25

O que virá a seguir

Temos nas mãos um enorme desafio de saúde pública e um enorme desafio económico. Mas o desafio maior é anímico: transformar medo em esperança.

Portugal é um brilhante caso de sucesso na contenção da pandemia, segundo se tem lido. A Suécia do sul, a crer no El País, graças à unidade entre Governo e oposição e aos esforços concertados de políticos, pessoal clínico e cidadãos. O resultado de sermos a sétima melhor democracia do mundo, segundo o Público, que cita em defesa da tese o ranking das democracias liberais do V-Dem Institut, da Universidade de Gotemburgo (os suecos do norte) – um ranking útil, mas que me parece mede os aspetos formais das democracias e não o seu desempenho efetivo (que é uma forma diplomática de dizer: se Portugal é a sétima melhor democracia do mundo, mal vão as democracias).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.