Sábado – Pense por si

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio
30 de junho de 2021 às 14:00

Para onde?

"O cansaço por vezes é só isso mesmo, o cansaço", escutei recentemente. E se vem, se nos visita, se é na nossa casa que quer repousar, há que o saber receber com o mesmo carinho com que se recebe um viajante que nos pede por um pouco de água.

Saí feito caracol com a casa às costas. O destino era aquele que se ia desenhando à minha frente quase como se ele, o destino, tivesse vontade própria e eu apenas tivesse que lhe seguir o comando. Quase como a escrita acontece aqui. Limito-me a cumprir a ordem que me chega de um lugar desconhecido e deixo os "braços" curvos imprimir força na fita de tinta que grava cada letra na folha de papel que imagino a desenrolar-se à minha frente, tal como a estrada que ia passando por baixo do meu caminhar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.