Sábado – Pense por si

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio
03 de junho de 2020 às 09:00

Escuta!

"Quantas vezes teremos participado de reuniões em que um ou vários dos presentes estão mais ausentes do que reunidos? Quantas vezes entrámos em gabinetes para uma conversa e quem nos recebe nos empresta apenas uma pequena parte de si? Quantas vezes teremos sido nós os sujeitos ativos dessas formas de estar?"

Na recente "The Global Coaching Conference: Coaching Psychological and the Climate in times of change", organizada pela The British Psychological Society, numa muito interessante apresentação da autoria de Reinhard Stelter, Professor da Universidade de Copenhaga, fui apresentado à escrita de Byung-Chul Han. Foi com especial atenção que escutei o Professor Dinamarquês quando citava o filósofo e ensaísta Sul-Coreano: "Um dia no futuro, talvez venha a existir uma profissão conhecida como o "ouvinte". Por um preço, o ouvinte oferece um ouvido ao outro. As pessoas irão a um ouvinte porque quase já não há quem os oiça".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.