Sábado – Pense por si

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio
14 de outubro de 2020 às 07:00

Liga dos Campeões

Mais do que nunca, dado o contexto do novo equilíbrio entre a vida familiar e profissional, entre o trabalho presencial e o trabalho remoto, o fenómeno da inclusão mostra-se determinante para o sucesso das relações em equipa.

Só as equipas melhor sucedidas têm acesso à "Liga dos Campeões". O que leva então essas equipas ao sucesso? Will Schutz é claro: " o elemento humano". Está dito e até talvez devesse terminar este texto aqui. Desenvolver sobre tão assertiva resposta pode dar espaço a interpretações menos ricas. E como diz Botton, de mão dada com Montaigne, tentando ambos consolar-nos acerca da inadaptação intelectual, "torna-se tentador citar autores quando eles exprimem precisamente os nossos pensamentos mas com uma clareza e precisão psicológica que não somos capazes de conseguir". Assim sendo, em complemento ao que tenho vindo a escrever sobre viagens interiores e o seu profundo impacto no sistema em que nos integramos, mas de forma bem mais tangível, pois é claramente direcionado para as lideranças e para as equipas neste contexto complexo e incerto, "a nova consciência que se mostra necessária para resolver tantos problemas pessoais, profissionais, internacionais e organizacionais é, acredito eu" (já agora, eu também), "autoconsciência e autoconhecimento, o que está diretamente relacionado com autoestima" (Schutz).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.