Sábado – Pense por si

George Friedman *
18 de março de 2020 às 17:04

Quarentena e cadeias de abastecimento

Uma quarentena total é impossível. Quanto mais agressiva, mais pressão ela coloca em cadeias de abastecimento vulneráveis que sustentam a vida

A comunidade médica global parece ter delineado uma estratégia para mitigar o coronavírus que depende largamente da quarentena, ou de limitar o contacto entre os infetados e os potencialmente infetados, limitando dessa forma a disseminação do vírus. É claro que ninguém espera que esta estratégia elimine o vírus. A esperança é que o mantenha afastado pelo tempo suficiente para que desapareça por sua conta ou, como muitos especialistas acreditam, que morra nas condições mais hostis do tempo mais quente. Entretanto, é possível que os cientistas desenvolvam tratamentos mais eficazes para a doença.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.