Sábado – Pense por si

George Friedman
George Friedman Chairman da Geopolitical Futures
21 de fevereiro de 2024 às 23:00

A perspetiva de Putin sobre a guerra Rússia-Ucrânia

O objetivo de Putin não é ser verdadeiro, mas sim persuasivo, a fim de colocar outros governos sob uma pressão cuidadosamente moldada.

O PRESIDENTE RUSSO Vladimir Putin fez algo sem precedentes há duas semanas: deu uma conferência de imprensa de duas horas dirigida ao público americano. Não foi exatamente uma conferência de imprensa, no sentido em que Tucker Carlson, um apresentador de talk show visto como simpático à Rússia, era o único repórter presente. Mas também não foi, estritamente falando, uma entrevista, uma vez que, durante a maior parte do programa, Putin falou sem perguntas. De certa forma, isso tornou o programa mais valioso, porque permitiu a Putin expor os seus pontos de vista de uma forma interessante e importante, que talvez não tivesse sido possível se Carlson tivesse feito perguntas centradas numa perspetiva americana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.