Sábado – Pense por si

Joaquim Miranda Sarmento
Joaquim Miranda Sarmento Professor auxiliar de Finanças no ISEG
23 de julho de 2016 às 07:39

O próximo resgate

Quando falamos de Portugal voltar a solicitar ajuda externa, falamos de duas coisas: primeiro, será necessário, como o foi em 2011? E segundo, os nossos parceiros Europeus aprovarão, tal como o fizeram há 5 anos atrás?

Há poucas semanas o ministro das finanças alemão Schauble veio dizer que Portugal iria ter em breve (depois corrigiu para ‘poderá vir a ter’) um novo resgate. Schauble também disse que Portugal receberia esse novo programa de assistência financeira, isto é, que os nossos parceiros europeus aprovariam essa decisão. O ministro alemão foi, mais uma vez, fustigado na nossa opinião pública. Embora desta vez não lhe tenham exigido, como sucedeu em 2012, quando conversava no início de um Eurogrupo com o ministro Vítor Gaspar, que se levantasse para falar de pé (e de igual) com o ministro português. Mas vale a pena reflectir sobre um novo resgate.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.