Sábado – Pense por si

Carla Oliveira
Carla Oliveira
02 de novembro de 2023 às 11:48

Os Jovens e a Magistratura

O CEJ, ou a escola de magistrados, é encarado como uma instituição velha, antiga, com cheiro a mofo e de formatação. Destinada a criar profissionais rígidos, demasiado sérios e muito pouco divertidos. Um ambiente pesado, formal e pouco descontraído, mesmo entre colegas, é como imaginam o mundo dos tribunais. 

Nos últimos anos, o número de concorrentes ao Centro de Estudos Judiciários (CEJ) – escola judicial onde são formados os Magistrados Judiciais e do Ministério Público – sofreu uma quebra de quase 50%. Como tal, a média final dos candidatos admitidos tem sido bastante baixa – vários com 10 valores – e nem sempre todas as vagas são preenchidas. Tal constitui um sério problema para a magistratura. A falta de candidatos conduz a que sejam muitas vezes selecionados aqueles que, aparentemente, apresentam menor qualidade, de entre todos os licenciados em direito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.