Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
04 de abril de 2018 às 17:00

No universo dos milhões chineses

Da electricidade aos seguros, da construção à saúde, a China tomou de assalto empresas estratégicas do País e prepara novos investimentos milionários. Conheça todos os negócios – e também todos os riscos

Entre as dezenas de entrevistas e contactos que realizou para o trabalho de capa desta semana, o jornalista Bruno Faria Lopes viu-se um dia a almoçar com investidores chineses e gestores portugueses no intervalo de uma conferência em Lisboa. Sentou-se ao lado de um gestor chinês e ouviu, com um sorriso: "O meu fundo é o dos dez mil milhões, o deste meu colega aqui do lado é que é o dos mil milhões." O "colega" que só geria mil milhões era Song Yunsong e já tinha levado o prato para a mesa do lado, onde falava com um influente empresário no meio português das start up. Quando se fala de investimento chinês os milhões são a dimensão de tudo – e claro que ninguém quer ficar para trás.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 727

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.