Bastidores: Um salto a Espanha
Preparámos-lhe um guia para planear as suas férias à distância de uma viagem de carro. Conversámos com o famoso jurado do Masterchef Austrália e entrevistámos Adolfo Luxúria Canibal, que é agora coordenador do programa do candidato do PS de Braga.
Para lhe preparar o tema de capa desta edição, enviámos a jornalista Filipa Teixeira para a Galiza e o repórter Paulo Barriga para a Andaluzia. Ambas as regiões têm uma forte ligação a Portugal. Por isso, a jornalista não estranhou quando ao chegar à adega Martín Códax foi recebida por Marta Burdiel que lhe falou num português impecável. A Filipa estava convencida de que a funcionária era portuguesa. Afinal, não é, apesar de se ver como tal: viveu mais de 10 anos em Cascais e sempre que pode regressa para matar saudades. "Aqui não conseguem fazer bacalhau como nós", justificou. Já na Andaluzia, quando o Paulo Barriga perguntou ao dono de um restaurante de Sanlúncar de Barrameda, em frente à foz do Guadalquivir, de onde Fernão de Magalhães saiu para a viagem de circum-navegação, onde poderia encontrar memórias sobre o navegador, recebeu como resposta: "A melhor homenagem que lhe fizemos foi esta", enquanto mostrava uma garrava de vinho Manzanilla. "Isto sim é um monumento", disse. Não perca as sugestões dos jornalistas para uns dias de descanso à distância de uma viagem de automóvel.
Viagem no tempo
Para entrevistar Matt Preston, o famoso jurado do MasterChef Austrália, a subeditora Vanda Marques viveu uma espécie de experiência espácio-temporal: para ela eram 23h de quinta-feira 6 de maio; para ele eram 8h de sexta-feira, 7 de maio. A viver numa casa em cima da praia, em Sidney, o crítico gastronómico sentia-se relaxado e feliz. Durante mais de uma hora contou como passou vários meses só a comer vegetais para escrever o novo livro sobre receitas vegetarianas e veganas. Agora, diz, sonha com comida de rua e não com restaurantes chiques.
Um músico na política
O anúncio de que Adolfo Luxúria Canibal iria coordenar o programa eleitoral do candidato do Partido Socialista em Braga nas próximas autárquicas pode ter surpreendido muita gente. Já para os bracarenses não foi uma novidade, uma vez que esta não é a primeira vez que o músico e advogado se mete na política local. O detalhe aqui está em ser coordenador do programa do "candidato do PS" e não do programa do partido: é que o PS de Braga está de costas voltadas para o candidato. Na conversa com o jornalista Marco Alves, num famoso café de Braga, Luxúria Canibal explica tudo.
Boa semana.
Aproveitar os feriados
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Os portugueses que não voltaram
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.
Atrasar a demência
Os casos de demência deverão triplicar até 2050. Mas é possível prevenir muitos casos. E com coisas simples. Afinal, conversar com os amigos gera mais neurónios do que fazer Sudokus.
Os traficantes de escravos portugueses
Os portugueses que fizeram fortuna com o tráfico de escravos. E ainda: jovens viciados em videojogos; três dias ao telefone com Jorge Corrula
As histórias de Balsemão
Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.
Edições do Dia
Boas leituras!