Sábado – Pense por si

Vídeo mostra corrupção de número dois do governo austríaco

18 de maio de 2019 às 12:33
As mais lidas

Heinz-Christian Strache, líder do FPÖ e número dois do Governo austríaco, foi filmado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro ao partido.

Segundo os media austríacos, o líder do FPÖ irá reunir-se com o chanceler Sebastian Kurz, que poderá exigir a sua demissão. O Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) é provavelmente o mais antigo partido de extrema-direita nacionalista da UE, fundado em 1956 por um antigo oficial das SS e declaradamente nacionalista, conservador e eurocético.

De acordo com as mais recentes projeções para as eleições europeias (agendadas de 23 a 26 de maio), o FPÖ registava 23,5% das intenções de voto, o que poderá representar a eleição de cinco eurodeputados.

A Áustria vota a 26 de maio e elege 18 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.