Sábado – Pense por si

Venezuela: Maduro compara comportamento de Trump ao de Hitler

17 de agosto de 2019 às 08:29
As mais lidas

O presidente venezuelano acusa o homólogo norte-americano de fazer "o que os nazis fizeram aos povos da Europa nos anos 1940, o que os nazis fizeram ao povo judeu".

O Presidente da Venezuela,Nicolás Maduro, acusou o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, de estar a fazer aos venezuelanos o mesmo que o ditador alemãoAdolf Hitlerfez ao povo judeu.

"Eles estão a fazer, mais ou menos, o que os nazis fizeram aos povos da Europa nos anos 1940, o que os nazis fizeram ao povo judeu", afirmou na sexta-feira Nicolás Maduro.

"Donald Trumpfaz à Venezuela o que (Adolf) Hitler fez o povo judeu persegui-lo (...) bloqueá-lo ", disse.

Maduro reiterou que osEstados Unidosestão a atacar as importações, exportações e contas bancárias daVenezuela, e afirmou que tem um plano para enfrentar o bloqueio do Governo de Trump, mas não especificou.

Em 05 de agosto, os Estados Unidos anunciaram o congelamento de todos os ativos do Governo venezuelano, uma decisão anunciada pela Casa Branca e que traduz uma escalada das tensões com Nicolás Maduro.

A crise política, económica e social venezuelana agravou em finais de janeiro último, depois de o presidente do parlamento (onde a oposição detém a maioria), Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.

Mais de quatro milhões de venezuelanos abandonaram o país, desde 2015, para fugirem à crise

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.