Sábado – Pense por si

UE e Turquia debatem refugiados a 7 de Março

"Precisamos de investir em Schengen, não no seu colapso", disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ao anunciar o encontro

 O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou, esta quarta-feira, que decorrerá em Bruxelas, a 7 de Março, um encontro especial entre os líderes da União Europeia (UE) e a Turquia, no âmbito da crise dos migrantes.

 

Na rede social Twitter, Tusk indicou que o plano de acção acordado entre os 28 e a Turquia "continua uma prioridade, pelo que será organizada um encontro especial com a Turquia a 7 de Março". "Precisamos de investir em Schengen, não no seu colapso", escreveu ainda o líder europeu.

 

A agência noticiosa France Presse avançou, citando uma fonte europeia, que o encontro deverá ser um almoço de trabalho.

 

Na última cimeira de chefes de Estado e do Governo da UE, que decorreu na semana passada, Tusk tinha anunciado a realização de uma reunião extraordinária no início de Março, sem precisar o dia.

 

Em Outubro, a UE e a Turquia acordaram um plano de acção conjunto para lutar contra a migração ilegal e estancar o fluxo de refugiados para a Europa. Os 28 concordaram em avançar com três mil milhões de euros e a adiantar o processo de adesão turca ao espaço comunitário.