Sábado – Pense por si

Trump e Clinton são os grandes vencedores da noite eleitoral em Nova Iorque

Gustavo Sampaio 20 de abril de 2016 às 02:17

As projecções das sondagens confirmaram-se e os dois candidatos favoritos obtiveram votações próximas de 60%, aumentando a vantagem acumulada em relação aos seus rivais

04h20m: As contas estão quase completas. Donald Trump e Hillary Clinton são os grandes vencedores da noite eleitoral em Nova Iorque, alcançando votações próximas de 60% (com 88% dos votos apurados, Trump obtém 59,9% e Clinton está com 57,4%). No escrutínio do Partido Republicano, seguem-se John Kasich (25,2%) e Ted Cruz (14,9%). Quanto à atribuição de delegados, segundo uma projecção doThe New York Times, o vencedor, Trump, deverá ficar com 92, enquanto Kasich elege três e Cruz nenhum. Do lado do Partido Democrata, Bernie Sanders não vai além de 42,6% dos votos. A distribuição dos delegados democratas (247 no total) obedece a um sistema proporcional e ainda não há indicações quanto aos números finais, mas a vantagem de Clinton deverá ser significativa. De qualquer modo, na próxima terça-feira haverá eleições primárias em mais cinco estados norte-americanos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.