Sábado – Pense por si

Suíça rejeita subsídio para quem mantém vacas com chifres

25 de novembro de 2018 às 15:27
As mais lidas

Medida deveria fazer parte de um quadro legislativo mais amplo sobre o respeito pelo ambiente e pelos animais.

A Suíça rejeitou, este domingo, em referendo a atribuição de um subsídio público aos proprietários de vacas e cabras que decidem não eliminar os chifres desses animais, uma prática generalizada no país que uma iniciativa popular queria mudar.

Com 54% dos votos, o povo suíço rejeitou a proposta de incorporar na Constituição um artigo que obrigaria o Estado a fornecer "apoio financeiro aos proprietários de vacas, cabras e a touros e carneiros reprodutores" que mantivessem os chifres a estes animais, na idade adulta.

A medida, acrescenta a agência de notícias espanhola EFE, deveria fazer parte de um quadro legislativo mais amplo sobre o respeito pelo ambiente e pelos animais.

Sinais do Tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.