Sábado – Pense por si

“Se o Podemos ultrapassar o PSOE será um terramoto político”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 16 de junho de 2016 às 18:15

Um governo minoritário do PP ou uma grande coligação de esquerda deverá ser o resultado das eleições espanholas, de acordo com Javier Zarzalejos, secretário-geral da Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales

As eleições espanholas do próximo dia 26 de Junho deverão resultar num de dois cenários: um governo minoritário liderado pelo Partido Popular, de Mariano Rajoy; ou num pacto de esquerda entre o Podemos, o PSOE e a Izquierda Unida. A previsão é de Javier Zarzalejos, secretario-geral da FAES – Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales num almoço promovido esta quinta-feira pelo IDL – Instituto Amaro da Costa. "O pós eleições vai ser tão difícil como nas eleições do ano passado, com uma diferença: em Dezembro, haver novas eleições era uma opção. Agora é impensável os espanhóis serem arrastados para o que seria um terceiro acto eleitoral. Haveria uma revolta contra os partidos políticos", afirmou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.