Sábado – Pense por si

Regiões de Veneto e Lombardia votaram a favor de mais autonomia

As regiões votaram em referendo a favor de maior autonomia em relação a Roma. Os respectivos governadores pretendem negociar com o Governo italiano.

As regiões italianas de Veneto e Lombardia votaram em referendo, no domingo, a favor de maior autonomia em relação a Roma, e os respectivos governadores pretendem agora negociar com o Governo italiano.

Na região de Veneto, com 86,5 por cento dos votos escrutinados, 98,1 por cento dos eleitores votou pelo "sim" a mais autonomia e 1,9 por cento votou contra.

Na Lombardia, quando estavam contados 60 por cento dos votos, 95,6 por cento votou a favor e 3,6 por cento contra.

Veneto, com cinco milhões de habitantes, e Lombardia, com 10 milhões, são duas das regiões mais ricas de Itália.

Este escrutínio, meramente consultivo e previsto pela Constituição italiana, assumiu um carácter particular depois do referendo pela autodeterminação da Catalunha em relação a Espanha.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.