Sábado – Pense por si

Regiões de Veneto e Lombardia votaram a favor de mais autonomia

As regiões votaram em referendo a favor de maior autonomia em relação a Roma. Os respectivos governadores pretendem negociar com o Governo italiano.

As regiões italianas de Veneto e Lombardia votaram em referendo, no domingo, a favor de maior autonomia em relação a Roma, e os respectivos governadores pretendem agora negociar com o Governo italiano.

Na região de Veneto, com 86,5 por cento dos votos escrutinados, 98,1 por cento dos eleitores votou pelo "sim" a mais autonomia e 1,9 por cento votou contra.

Na Lombardia, quando estavam contados 60 por cento dos votos, 95,6 por cento votou a favor e 3,6 por cento contra.

Veneto, com cinco milhões de habitantes, e Lombardia, com 10 milhões, são duas das regiões mais ricas de Itália.

Este escrutínio, meramente consultivo e previsto pela Constituição italiana, assumiu um carácter particular depois do referendo pela autodeterminação da Catalunha em relação a Espanha.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.