Sábado – Pense por si

Quem são os carregadores de caixões do Gana que se tornaram virais

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de abril de 2020 às 09:53

Os carregadores de caixões do Gana tornaram-se um dos mais famosos memes da Internet. Mas não são novidade. Na verdade, os funerais festivos são uma antiga tradição.

O jornalista Charlie Braxton, no documentário Hip-hop Evolution, lembra que há comunidades africanas nas quais a morte não é o fim, apenas um segundo início e que essa segunda fase deve ser celebrada. Foi esta mentalidade que deu origem aos funerais de jazz, em que o caminho até ao cemitério é um momento solene, mas o caminho de volta a casa é já um momento de festa e alegria para a comunidade inteira. No Gana há quem faça logo da primeira etapa do funeral uma festa. É o caso dos quatro carregadores de caixões do Gana que se tornaram um memeviral da Internet nas últimas semanas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.