Sábado – Pense por si

Quem é Luísa Ortega Díaz, o novo rosto da oposição a Maduro?

Cátia Andrea Costa 06 de agosto de 2017 às 10:46

Chegou ao cargo de procuradora-geral em 2007 com o aval de Chavez, de quem nunca escondeu ser admiradora. Acusou o regime de Maduro de praticar "terrorismo de Estado" e tornou-se uma das personagens da crise no país nos últimos meses

Há quem lhe chame a "heroína dos protestos" na Venezuela, mas Luísa Ortega Díaz recusa qualquer título ou vontade de ser protagonista na crise que afecta o país da América Latina. Mas é um dos rostos actuais da oposição a Maduro, tendo perdido o trabalho, este sábado, quando a Assembleia Constituinte a afastou da frente da Procuradoria-Geral da República. "O meu compromisso é com o país, a democracia e o povo venezuelano", garantiu numa entrevista dada esta semana a um jornal argentino, em que se definiu como uma mulher de princípios. Os mesmos que levaram uma antiga apoiante do falecido presidente, Hugo Chávez, a virar-se contra o actual regime.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.