Sábado – Pense por si

Nova Zelândia planeia proibir sacos plásticos até Julho de 2019

10 de agosto de 2018 às 07:41
As mais lidas

As duas principais cadeias de supermercados do país já anunciaram os seus próprios planos para eliminar os sacos plásticos até o final deste ano.

A Nova Zelândia planeia proibir sacos plásticos descartáveis até Julho de 2019, com o objectivo de proteger o meio ambiente nas suas zonas costeiras, disse, na madrugada desta sexta-feira (hora de Lisboa), a primeira-ministra, Jacinda Ardern.

sacos plásticos
sacos plásticos
sacos plásticos
sacos plásticos
sacos plásticos
sacos plásticos

Os neozelandeses usam centenas de milhões de sacos plásticos por ano, uma situação que a Nova Zelândia quer inverter, sublinhou a governante.

As duas principais cadeias de supermercados da Nova Zelândia já anunciaram os seus próprios planos para eliminar os sacos plásticos até o final deste ano.

Vários países e estados introduziram proibições ou restrições à utilização de sacos plásticos descartáveis, incluindo França, Bélgica, China, Havai e Califórnia.

Na Austrália, uma grande cadeia de supermercados anunciou a intenção de passar a cobrar pela disponibilização dos sacos plásticos, mas acabou por recuar depois de ter sido confrontada com queixas dos clientes.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.