Sábado – Pense por si

Mortes por covid-19 podem estar 60% acima das estatísticas oficiais

Jornal de Negócios 27 de abril de 2020 às 12:30

O Financial Times contabiliza 122 mil mortes a mais em 14 países nos meses de março e abril, face à média dos últimos cinco anos. Portugal tem o segundo menor desvio (10%) a nível europeu, só superado pela Dinamarca.

"Se queremos compreender a forma como os diferentes países responderam à pandemia e como é que ela afetou a saúde da população, a melhor maneira é contar as mortes por excesso". O aviso é de David Leon, professor de epidemiologia da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, citado pelo Financial Times, que estima que as mortes por covid-19 podem ser 60% superiores às que estão registadas nas estatísticas oficiais. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.