Sábado – Pense por si

José Frias, o reformado de 72 anos que enfrenta os jovens na Catalunha

Diogo Camilo
Diogo Camilo 20 de outubro de 2019 às 11:59

De bastão na mão, José Frias diz que "se tivesse medo não saía de casa" e enfrenta todos os dias os manifestantes em Barcelona. Jovens chamam-lhe de "Franco ressuscitado".

A Catalunha já vai no seu sétimo dia de confrontos entre autoridades e independentistas que protestam a condenação de políticos pelo envolvimento na tentativa de revolta de 2017. No meio das cargas policiais, dos distúrbios provocados, das vandalizações e das balas de borracha, surge José Frias, um catalão reformado de 72 anos que colocou-se do lado dos polícias e surge de bastão ao alto para mostrar aos jovens, que o apelidam de "Franco ressuscitado".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.