Sábado – Pense por si

Israel bloqueou fornecimento de combustível e de gás à Faixa de Gaza

02 de agosto de 2018 às 08:01
As mais lidas

A 17 de Julho, Israel reforçou o bloqueio ao redor da Faixa de Gaza, imposto há mais de uma década.

Israel bloqueou esta quinta-feira o fornecimento de combustível e de gás para a Faixa de Gaza, em resposta aos engenhos incendiários lançados para território israelita, informou o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman.

Em comunicado, Lieberman explicou que a medida de retaliação surge em resposta à "continuação de acções terroristas com recurso a balões incendiários e a confrontos na fronteira" entre Israel e Gaza.

A 17 de Julho, Israel reforçou o bloqueio ao redor da Faixa de Gaza, imposto há mais de uma década.

A 9 de Julho, Israel também já tinha anunciado o fecho do terminal Kerem Shalom, o único ponto de passagem de mercadorias entre aquele território e a Faixa de Gaza.

As restrições foram parcialmente suspensas após uma trégua no final de Julho entre Israel e o grupo islâmico Hamas que controla o enclave palestiniano.

O lançamento de engenhos incendiários diminuiu drasticamente, mas foram retomados nos últimos dias, de acordo com os serviços de bombeiros israelitas.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.