Covid-19: Gibraltar está saudável como uma rocha

Covid-19: Gibraltar está saudável como uma rocha
Ricardo Santos 06 de abril

Com quase 80% da população vacinada, Gibraltar é um dos locais mais seguros do mundo no que respeita à covid-19. A imunidade de grupo foi alcançada e já nem é obrigatório o uso de máscara ao ar livre.

Os dados oficiais não deixam dúvidas: dos 34 mil residentes em Gibraltar, 27.662 já receberam as duas doses da vacina anti-covid. O hospital do território não tem qualquer doente internado com covid-19.

Na última semana de março houve apenas três novos casos positivos e os ativos totais ficaram pela dezena de pessoas, das quais oito são residentes e duas não vivem no rochedo inglês à beira de Espanha. 
O trabalho feito permite agora que a grande maioria das medidas restritivas quanto a higiene e segurança sejam afrouxadas ou, simplesmente, postas de parte. 

O recolher obrigatório entre a meia-noite e as seis da manhã deixou de estar em vigor, os restaurantes e os bares viram os seus horários ampliados, o consumo público de álcool passou a ser permitido até às duas da manhã e a circulação ao ar livre sem máscara deixou de ser fiscalizada - as exceções são os transportes públicos, lojas e espaços públicos fechados, onde a máscara continua a ser obrigatória.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais