Sábado – Pense por si

Esta caverna tem 11 tsunamis lá dentro

Dina Arsénio com Ana Taborda 26 de novembro de 2017 às 19:00

Morcegos, insectos e areia. Alguns dos "ingredientes" que fizeram com que se descobrisse um registo de maremotos de 5 mil anos.

Estende-se por quase 120 metros até ao penhasco, tem a forma de um L e lá dentro contém areia e material orgânico (excrementos de morcego e restos de insectos, por exemplo). Trata-se de uma caverna que encerra uma história antiga de tsunamis – já lá passaram, pelo menos, 11. A descoberta, publicada na revista Nature Communications, foi feita por investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, que há vários anos estudavam a costa ocidental da ilha de Sumatra, na Indonésia – e que pela primeira vez decidiram explorar uma gruta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.