Sábado – Pense por si

Desmond Tutu hospitalizado na Cidade do Cabo

27 de setembro de 2018 às 17:40
As mais lidas

O antigo arcebispo sul-africano e Prémio Nobel da Paz, tem manifestado abertamente a sua determinação em vencer um cancro na próstata que o aflige há cerca de duas décadas.

O antigo arcebispo sul-africano e Prémio Nobel da Paz, Desmond Tutu, 86 anos, foi esta quinta-feira hospitalizado na Cidade do Cabo, para ser submetido a exames médicos, anunciou a sua fundação.

"O arcebispo estava de bom humor quando foi admitido e espera ter alta em poucos dias", refere a fundação, num breve comunicado citado pela imprensa local.

Desmond Tutu, que comemora 87 anos no próximo dia 7 de Outubro, tem manifestado abertamente a sua determinação em vencer um cancro na próstata que o aflige há cerca de duas décadas.

Em 2016, o líder espiritual sul-africano esteve hospitalizado por duas vezes, para tratamento de uma infecção recorrente.

Desmond Tutu, defensor dos direitos humanos e próximo de Nelson Mandela, o primeiro Presidente da África do Sul democrática, recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1984, por se opor ao regime segregacionista do apartheid, abolido em 1994 naquele país africano.

Na semana passada, Desmond Tutu defendeu publicamente a legalização da morte assistida.

O antigo arcebispo tem sido ainda um apoiante de iniciativas para o tratamento da tuberculose, que o afectou em criança.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.