Sábado – Pense por si

"Controverso", "referência" e "tirano". As reacções do mundo

Cátia Andrea Costa 26 de novembro de 2016 às 12:46

"Não esperava que um mês depois da minha visita já não estivesse no mundo dos vivos", assumiu Marcelo Rebelo de Sousa. O mundo divide-se nas reacções - na morte, Fidel provoca as mesmas reacções que em vida

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve com Fidel Castro a 26 de Outubro - e foi um dos últimos Chefes de Estado a encontrar-se com o histórico líder cubano. Uma visita recordada por Marcelo, em Guimarães, quando reagiu à morte do comandante cubano. "Foi um protagonista controverso mas marcante quer em Cuba, quer na América Latina, quer no então chamado terceiro mundo, sobretudo entre os anos 60 e 90 do século passado. Chegou a ser uma personalidade mítica para os seus apoiantes", disse.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.