Sábado – Pense por si

Bolsa de Tóquio em queda

24 de junho de 2016 às 04:41
As mais lidas

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio abriu hoje a subir, mas mudou de direção e caiu cerca de 3% perante a incerteza do resultado do referendo

Os primeiros resultados do referendo britânico sobre a saída ou permanência na União Europeia, que apontam para uma votação renhida, fizeram hoje cair a bolsa de Tóquio e levaram à desvalorização da libra. Por outro lado, nas casas de apostas, onde a permanência do Reino Unido na União Europeia ‘vencia’, o ‘brexit’ passou a ganhar terreno depois de serem conhecidos os primeiros resultados do referendo e é na saída que agora a maioria dos apostadores coloca o seu dinheiro.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio abriu hoje a subir, mas mudou de direção e caiu cerca de 3% perante a incerteza do resultado do referendo. Inicialmente, os investidores estavam otimistas, devido à última sondagem, revelada após o fecho das urnas, que colocava a permanência na União Europeia a vencer o referendo. No entanto, uma hora após a abertura da sessão, o índice Nikkei caiu 480,98 pontos, numa reacção aos primeiros resultados.

A bolsa de Tóquio foi a primeira grande praça financeira a abrir após o fim da votação no Reino Unido. O mesmo aconteceu com a libra, que estava a valorizar perante a sondagem que dava a vitória à permanência na UE, mas começou entretanto a desvalorizar face ao dólar e ao euro. Quanto aos apostadores, no momento do fecho das urnas consideravam que a vitória da permanência na UE tinha 90% de hipóteses, mas algumas horas depois passaram a considerar que é mais provável é que ganhe o ‘brexit’.