Sábado – Pense por si

António Costa sobre Guterres: "Maiores os desafios, maiores se revelam os homens".

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje em Nova Iorque que este é um dia muito especial, referindo-se ao juramento de António Guterres como secretário-geral da Organização das Nações Unidas

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje em Nova Iorque que este é um dia muito especial, referindo-se ao juramento de António Guterres como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em declarações aos jornalistas, à entrada do hotel onde se encontra também o Presidente da República, António Costa referiu que os desafios de António Guterres vão ser grandes, mas sublinhou: "Maiores os desafios, maiores se revelam os homens".

António Costa aproveitou ainda para dizer que já deu os parabéns a Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje completa 68 anos. "Dei-lhe [os parabéns] logo pela hora de Lisboa", gracejou.

Hoje, António Guterres prestará juramento como secretário-geral das Nações Unidas, cerimónia a que assistirão o Presidente da República e o primeiro-ministro portugueses. A cerimónia é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que fará o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.

Ao final do dia, por volta das 18:00 locais, o Presidente da República oferece uma recepção para cerca de 800 pessoas na Sala de Jantar dos Delegados, também na sede da organização.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.