Sábado – Pense por si

António Costa sobre Guterres: "Maiores os desafios, maiores se revelam os homens".

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje em Nova Iorque que este é um dia muito especial, referindo-se ao juramento de António Guterres como secretário-geral da Organização das Nações Unidas

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje em Nova Iorque que este é um dia muito especial, referindo-se ao juramento de António Guterres como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em declarações aos jornalistas, à entrada do hotel onde se encontra também o Presidente da República, António Costa referiu que os desafios de António Guterres vão ser grandes, mas sublinhou: "Maiores os desafios, maiores se revelam os homens".

António Costa aproveitou ainda para dizer que já deu os parabéns a Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje completa 68 anos. "Dei-lhe [os parabéns] logo pela hora de Lisboa", gracejou.

Hoje, António Guterres prestará juramento como secretário-geral das Nações Unidas, cerimónia a que assistirão o Presidente da República e o primeiro-ministro portugueses. A cerimónia é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que fará o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.

Ao final do dia, por volta das 18:00 locais, o Presidente da República oferece uma recepção para cerca de 800 pessoas na Sala de Jantar dos Delegados, também na sede da organização.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.