Sábado – Pense por si

A reação emocionada da vice-primeira-ministra ucraniana à cimeira da UE

Olga Stefanishyna partilhou uma imagem no Facebook após a Ucrânia ter recebido o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia.

Esta quinta-feira, 23 de junho, a Ucrânia recebeu oficialmente o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia (UE). Este passo dá-se cinco meses depois da invasão do país por parte da Rússia.

REUTERS/Yves Herman

Olga Stefanishyna, a vice-primeira-ministra para a Integração Europeia, partilhou a sua reação ao anúncio feito durante a cimeira em Bruxelas noFacebook. A fotografia divulgada mostra Olga Stefanishyna com a cara enterrada em dois lenços de papel, visivelmente emocionada.

"Hoje a Ucrânia tornou-se candidata à adesão à União Europeia! É tão incrível que não há nada a acrescentar! Vou deixar apenas uma fotografia!", escreveu na legenda.

A Ucrânia recebeu este estatuto ao mesmo tempo que a Moldávia. Apesar de a adesão demorar mais de uma década - porque o país terá que respeitar várias condições -, o momento foi descrito como histórico tanto pela Ucrânia como pela União Europeia.

Artigos Relacionados