Secções
Entrar

Zona de exclusão para 'drones' junto de aeroportos britânicos alargada para cinco quilómetros

20 de fevereiro de 2019 às 13:26

A medida pretende evitar a repetição de incidentes semelhantes aos observados em dezembro junto ao aeroporto de Gatwick.

O governo britânico decretou o alargamento da zona de exclusão aérea para 'drones' [aparelhos aéreos não tripulados] junto de aeroportos britânicos de um para cinco quilómetros, anunciou hoje o Ministério dos Transportes.

A medida, destinada a evitar interrupções da descolagem ou aterragem de voos, vai entrar em vigor a 13 de março.

O governo britânico está também a preparar nova legislação para dar à polícia mais poderes para investigar pessoas suspeitas de usar 'drones' de forma maliciosa.

A medida pretende evitar a repetição de incidentes semelhantes aos observados em dezembro junto ao aeroporto de Gatwick, o segundo aeroporto mais movimentado da Grã-Bretanha.

O avistamento de 'drones' junto à pista levou à interrupção do funcionamento do aeroporto e ao cancelamento ou atraso de dezenas de voos no período antes do Natal de 2018, afetando mais de 100.000 pessoas.

"Qualquer pessoa que esteja a voar o seu 'drone' nas proximidades de um aeroporto deve saber que não estão apenas a agir irresponsavelmente, mas de forma criminosa, e podem ir para a prisão", avisou o ministro dos Transportes, Chris Grayling.

De acordo com as autoridades britânicas, foram registados 125 incidentes entre 'drones' e aeronaves em 2018, contra 93 em 2017.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela