Zelensky vê "sinais positivos" nas negociações com Rússia, mas alerta que Ucrânia não é "ingénua"
Presidente ucraniano diz saber que a Rússia ainda tem um potencial significativo para continuar a invasão da Ucrânia e que negociações positivas "não silenciam as explosões ou os projéteis russos".
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sublinhou esta terça-feira "sinais positivos" vindos das negociações russo-ucranianas, mas refere que a Ucrânia não é "ingénua" e que sabe que a Rússia ainda tem um potencial significativo para continuar a invasão da Ucrânia.
"Podemos dizer que os sinais que estamos a observar das negociações são positivos, mas não silenciam as explosões ou os projéteis russos", realçou o chefe de Estado da Ucrânia numa mensagem de vídeo divulgada na rede social Telegram, depois de delegações dos dois países terem retomado na Turquia negociações presenciais sobre um cessar-fogo.
"Mas claro que não vemos razão para confiar nas palavras de certos representantes de um Estado que continua a lutar pela nossa destruição", acrescentando que a delegação ucraniana não é "ingénua".
No mesmo dia em que Moscovo anunciou uma redução das ações militares no oeste ucraniano, em particular nas proximidades de Kiev, Zelensky alertou ainda que a Rússia tem um potencial significativo para continuar os ataques contra a Ucrânia.
Edições do Dia
Boas leituras!