Secções
Entrar

Zelensky confirma encontro com Trump na próxima semana

Luana Augusto 20 de setembro de 2025 às 16:19

Encontro deverá acontecer durante a Assembleia Geral da ONU. O presidente ucraniano espera que Trump forneça garantias de segurança.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá reunir-se com o homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima semana, à margem da cimeira da Assembleia Geral das Nações Unidas, confirmou na sexta-feira Volodymyr Zelensky aos jornalistas.
Zelensky e Trump reuniram-se; o vestuário de Zelensky gerou debate
O encontro terá lugar em Nova Iorque, de 23 a 29 de setembro, e segundo o jornal Kyiv Independent, deverá reunir líderes de quase 150 países. Para esta reunião, o presidente ucraniano espera que Trump forneça garantias de segurança que protejam a Ucrânia em caso de um eventual ataque, durante os acordos de paz com a Rússia, adianta a agência de notícias Interfax Ukraine. Anteriormente o presidente dos EUA já tinha sinalizado a sua disposição para fornecer estas garantias à Ucrânia, mas não especificou quais seriam. Sabe-se, contudo, que o republicano descartou o envio de tropas americanas para território ucraniano. Além disso, defendeu que também a Europa deveria desempenhar o papel principal no fornecimento dessas garantias. "Haverá um grande número de reuniões bilaterais: negócios, tecnologia, defesa, o acordo sobre minerais. Isso será combinado com uma grande reunião económica e uma reunião com o presidente dos Estados Unidos da América", confirmou na sexta-feira Zelensky, citado pela Interfax Ukraine. "Também [haverá], muito provavelmente, um encontro entre as primeiras-damas da Ucrânia e dos Estados Unidos sobre a questão humanitária relacionada com as crianças", adiantou. Esta Assembleia Geral acontece num momento em que as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão estagnadas. Inicialmente, Trump havia , caso o país não colocasse um travão à guerra, mas o presidente dos EUA parece ter abandonado a intenção de continuar a pressionar a Rússia. A última vez que Trump e Zelensky . Este encontro teve lugar na Casa Branca, em Washington, e reuniu também outros líderes europeus. Anteriormente, o presidente dos EUA já se havia . Durante esse encontro, a primeira-dama, Melania Trump, entregou uma carta ao presidente russo. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela