Secções
Entrar

Washington rejeita envolvimento da Ucrânia no ataque em Moscovo

Lusa 24 de março de 2024 às 17:36

Número de mortos aumentou para 137. Garantia foi dada pela vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

Os Estados Unidos garantiram hoje que a Ucrânia não teve qualquer envolvimento no atentado de sexta-feira nos arredores de Moscovo, depois de o Presidente russo ter sugerido que os alegados autores tentavam escapar para aquele país.

EPA/WILL OLIVER

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, afirmou, numa entrevista televisiva, que não existe "nenhuma prova" de "envolvimento ucraniano" no massacre reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Também a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, Adrienne Watson, afirmou, em comunicado, que o EI "tem total responsabilidade" pelo ataque e que "não houve envolvimento ucraniano".

Washington responde ao discurso de sábado do Presidente russo, Vladimir Putin, que anunciou que "os quatro autores" do ataque foram presos "enquanto se dirigiam para a Ucrânia", sem mencionar a reivindicação do EI.

As autoridades ucranianas têm negado qualquer envolvimento no episódio.

O atentado, que os meios de comunicação social russos começaram a noticiar na sexta-feira por volta das 20:15 de Moscovo (17:15 em Lisboa), foi levado a cabo por vários indivíduos armados na Crocus City Hall, uma sala de espetáculos situada em Krasnogorsk, nos arredores da capital russa.

O EI afirma que o ataque ocorreu no contexto da "guerra violenta" entre o grupo e "os países que lutam contra o Islão".

Na noite de sábado, o EI divulgou um vídeo alegadamente feito pelos autores do massacre, dentro da sala de concertos moscovita.

O Serviço Federal de Segurança (FSB) russo relatou a detenção de onze indivíduos alegadamente ligados ao atentado, entre os quais os quatro terroristas que terão perpetuado diretamente o atentado.

O número de vítimas mortais no ataque aumentou para 137, incluindo três crianças, anunciaram hoje investigadores russos, referindo que foram encontradas armas e munições no local.

A Rússia vive hoje um dia de luto nacional pelas vítimas. Desde o início do dia que os cidadãos levam flores ao local do atentado, na cidade de Krasnogorsk, com as bandeiras russas em todas as instituições estatais a meia haste.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela