Secções
Entrar

Venezuela: Escassez de medicamentos atingiu 90% em Setembro

17 de outubro de 2017 às 23:07

Doenças como a hipertensão, diabetes, diarreia e infecções respiratórias agudas não estão a ser tratadas correctamente.

A escassez de medicamentos básicos destinados a tratamentos de doenças como a hipertensão, diabetes, diarreia e infecções respiratórias agudas atingiu 90% em Setembro último, segundo dados divulgados em Caracas esta terça-feira.

Os dados foram divulgados pela Convite AC, uma Organização Não Governamental (ONG) que monitoriza o sistema de saúde venezuelano e promove os direitos sociais para todas as pessoas.

Segundo a Convite, a média de escassez de medicamentos para a diabetes é de 91,7%, com a cidade de Maracaibo a registou o maior falta (96,1%), seguida por Nueva Esparta (91,7%), a Área Metropolitana de Caracas (91,1%), Barquisimeto (87,7%) e Mérida (78,2%).

Por outro lado, a média de escassez de medicamentos para a hipertensão é de 94%, tendo sido registada a maior ausência em Caracas e Maracaibo, ambas cidades com 97,5% cada, seguindo-se Nueva Esparta (88,9%), Barquisimeto (85,8%) e Mérida com 73,1%.

Com uma média 96,8% de escassez de medicamentos para tratar da diarreia, a cidade de Caracas e Maracaibo registam as maiores faltas (99% cada), seguidas por Nueva Esparta (95,8%), Barquisimeto (92,1%) e Mérida (76,9%).

Segundo a Convite, há ainda 95,3% de escassez de medicamentos para tratar as infecções respiratórias agudas, uma situação que afecta principalmente Mérida (97,1%), seguindo-se Nueva Esparta (96,4%), Caracas e Maracaibo (95,8% cada) e Barquisimeto (92,1%).

"Em geral, os dados conseguidos pelas investigações são similares aos índices de escassez global de medicamentos, que têm sido feito públicos por agrupações não governamentais e câmaras farmacêuticas", explica.

Na Venezuela é cada vez mais frequente as queixas da população sobre dificuldades para conseguir medicamentos, no mercado local, tanto para tratamentos especializados como para básicos.

São também cada vez mais frequentes as queixas de altos preços dos produtos, por exemplo para a diabetes, para os quais é necessário 40% do salário mínimo nacional, para 15 dias de tratamento, por exemplo com Metformina.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela