Secções
Entrar

Uso do véu integral islâmico proibido na Dinamarca a partir de hoje

01 de agosto de 2018 às 08:03

Aprovada pelo parlamento no dia 31 de Maio, a lei irá proibir o uso de burqa e niqab em espaços públicos, à semelhança do que já aconteceu noutros países europeus como a França e a Bélgica.

A proibição do uso do véu integral islâmico na Dinamarca começa esta quarta-feira, dois meses após a aprovação da lei no parlamento, com alguns protestos previstos durante o dia. Aprovada pelo parlamento dinamarquês no dia 31 de Maio, a lei irá proibir o uso de burqa e niqab em espaços públicos, à semelhança do que já aconteceu noutros países europeus como a França e a Bélgica.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A partir desta quarta-feira, quem utilizar peças de roupa ou acessórios – como balaclavas, capacetes ou barbas falsas – que impossibilitem o reconhecimento de uma pessoa, fica sujeito a uma multa mínima de mil coroas dinamarquesas (cerca de 134 euros). Em caso de reincidência, a multa pode chegar às 10 mil coroas dinamarquesas (cerca de 1.340 euros).

Os apoiantes da lei, acreditam que a proibição permite uma melhor integração de migrantes muçulmanos, algo que a Amnistia Internacional contesta. "Enquanto algumas restrições específicas sobre o uso de véu total possam servir questões de segurança pública, esta proibição não é necessária nem proporcional e viola os direitos da liberdade de expressão e religião", disse o director europeu da organização, Gauri van Gulik, na altura da aprovação da lei. Não há números oficiais que apontem para o número de mulheres que utilizam véu integral islâmico na Dinamarca.

De acordo com a lei, funcionários públicos e funcionários como juízes e soldados devem ter a suas caras destapadas. A lei salvaguarda que os objectos podem ser usados em situações necessárias – como no caso dos capacetes – para o cumprimento de outras leis.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela