Secções
Entrar

UE pede investigação a ataque contra líder da oposição moçambicana

14 de setembro de 2015 às 20:42

Ataque aconteceu dia 12 de Setembro, na província de Manica, contra a caravana que transportava Afonso Dhlakama

A delegação da União Europeia em Maputo pediu hoje uma "investigação célere e completa" do ataque contra uma coluna em que seguia o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, considerando que o incidente prejudica os esforços de paz em Moçambique.

"O povo de Moçambique merece ser informado com total clareza sobre o ocorrido", defende um comunicado enviado à Lusa em nome dos chefes de missão da União Europeia acreditados no país, na sequência de um ataque, no sábado, na província de Manica, contra a caravana que transportava o presidente da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana).

Segundo a delegação da União Europeia, o ataque, de que Dhlakama saiu ileso, "prejudica os esforços para alcançar a paz e a estabilidade em Moçambique", lembrando que "o agravamento de tensões e da violência afecta não só a população e o desenvolvimento do país, como tem também impacto no comércio e investimento".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela