Secções
Entrar

União Africana rejeita "plano Trump" para conflito israelo-palestiniano

09 de fevereiro de 2020 às 16:46

O novo Presidente da UA, o chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, comparou o plano norte-americano ao regime do apartheid.

Os dirigentes da União Africana rejeitaram hoje a proposta do Presidente norte-americano, Donald Trump, para resolver o conflito israelo-palestiniano, considerando que representa "uma enésima violação das múltiplas resoluções" das Nações Unidas e da própria UA.

O novo Presidente da UA, o chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, comparou o plano norte-americano ao regime do ‘apartheid’.

"Lembrou-me a terrível história por que passámos na África do Sul", declarou Ramaphosa, que sucedeu hoje à frente da organização pan-africana ao Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi.

"A causa palestiniana estará sempre nos corações e pensamentos do povo africano", tinha declarado Sissi na abertura da cimeira da UA em Adis Abeba.

O plano de Trump apresentado a 28 de janeiro foi muito criticado pelos palestinianos, que acusam Washington de ter elaborado uma proposta demasiado favorável ao Estado hebreu.

O projeto norte-americano promete a Israel soberania total sobre Jerusalém, incluindo sobre Jerusalém Oriental ocupada e anexada, assim como sobre o vale do Jordão e outros colonatos na Cisjordânia, também ocupada pelo Estado hebreu desde 1967.

O presidente da Comissão da UA, Moussa Faki, criticou um plano "elaborado sem qualquer consulta internacional".

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, convidado habitual nas cimeiras da UA, não pode estar hoje em Adis Abeba, mas fez-se representar pelo seu primeiro-ministro, Mohammad Chtayyed, que criticou um "plano unilateral" e "sem legitimidade".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela