Secções
Entrar

Último jornal crítico de Maduro deixa papel

15 de dezembro de 2018 às 11:14

O jornal venezuelano El Nacional, o último jornal nacional impresso na Venezuela crítico do governo de Nicolás Maduro, deixa formato papel e está agora disponível apenas em versão digital.

O jornal venezuelano El Nacional, o último jornal nacional impresso na Venezuela crítico do governo de Nicolás Maduro, saiu pela última vez em formato papel, estando agora disponível apenas em versão online.

Este é um "encerramento que não ocorre isoladamente, é produto e uma asfixia, produto de um desrespeito pelo pensamento crítico e pensamento diferente", disse o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP), Marco Ruiz, durante uma conferência de imprensa em Caracas.

O jornal, que teve a sua primeira publicação há cerca de 75 anos, enfrentou nos últimos anos uma asfixia financeira e perseguição política por parte do governo, de acordo com os donos daquele órgão de comunicação.

O seu editor-chefe, Miguel Henrique Otero, que está exilado em Espanha, disse esta sexta-feira, na última edição impressa do jornal, que a cessação da circulação é "uma consequência de anos de perseguição do Governo".

"O Governo não nos deu acesso a papel para fazermos o jornal", acusou.

"Este comportamento deixa em evidência a natureza autoritária e ditatorial do governo que não resiste a críticas porque não tem resposta às necessidades dos cidadãos", denunciou o editor-chefe.

O Governo venezuelano tem controlado o papel importado e entregue aos jornais há cerca de cinco anos, medida que segundo o El Nacional e a Associação Nacional de Jornalistas (CNP) beneficia apenas aqueles que são coniventes com a política do Governo.

Nos últimos tempos o jornal continuava ‘vivo’ graças a doações dos media locais e de vários países.

Na quinta-feira, o administrador do jornal, Jorge Makiniotis, afirmou que nos últimos 15 anos o jornal eliminou 600 empregos.

De acordo com a União Venezuelana de Imprensa, desde que Maduro chegou ao poder em 2013 mais de 100 publicações tiveram de fechar, incluindo 70 jornais.

"Estamos a falar do desaparecimento de cerca de 60% dos media que existiam em 2013", disse a União Venezuelana de Imprensa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela