Secções
Entrar

UE disponibiliza 100 milhões de euros para refugiados sírios

27 de junho de 2019 às 13:40

A maior fatia, de 55 milhões de euros, destina-se a apoiar refugiados, repatriados e comunidades de acolhimento no Líbano, Jordânia e Iraque.

A União Europeia (UE) anunciou esta quinta-feira um plano de financiamento de 100 milhões de euros para ajuda aos sírios deslocados devido à guerra no país e às comunidades refugiadas na Líbia, Jordânia e Iraque.

Esta verba provém de um fundo de 1,8 mil milhões de euros mobilizado pela UE para resposta à crise da Síria e da qual foram já utilizados 1,6 mil milhões em "ações concretas de ajuda a refugiados e países de acolhimento", segundo um comunicado.

O financiamento hoje disponibilizado é dirigido à prestação de serviços públicos, ao acesso ao ensino superior e ao reforço e melhoria dos serviços de proteção de menores.

A maior fatia, de 55 milhões de euros, destina-se a apoiar refugiados, repatriados e comunidades de acolhimento no Líbano, Jordânia e Iraque.

Uma verba de 28,4 milhões irá permitir o acesso ao ensino superior no Líbano, Jordânia e Iraque.

Também para o Líbano é destinada uma parcela de 12,5 milhões para serviços de proteção de crianças e mulheres vítimas de violência de género.

Um financiamento horizontal de 3,6 mil milhões de euros destina-se, por seu lado, a reforçar a monitorização e avaliação do fundo para a Síria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela