Secções
Entrar

Ucrânia acusa IPC de trair os valores olímpicos por levantar suspensão da Rússia

Lusa 27 de setembro de 2025 às 16:03

O Comité Paralímpico Internacional decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito.

A Ucrânia acusou hoje o Comité Paralímpico Internacional (IPC) de "trair os valores olímpicos" por reintegrar a Rússia e a Bielorrússia, suspensos desde a invasão daquele país, como membros de pleno direito do organismo.
Zelensky estima que a guerra na Ucrânia custará mais de 50 mil milhões de euros em 2026 AP Photo/Evgeniy Maloletka
Em comunicado enviado à agência de notícias francesa France-Presse, o governo ucraniano defendeu que o IPC "traiu a sua consciência e os valores olímpicos" ao readmitir os comités daqueles países. "Instamos os nossos parceiros europeus, que vão acolher os próximos Jogos Paralímpicos de Inverno [em Milão-Cortina, em 2026], a não permitir que as bandeiras do Estado agressor [a Rússia] sejam hasteadas num espaço livre e democrático enquanto a agressão [contra a Ucrânia] continua", apelou o ministro do Desporto ucraniano, Matvii Bidnyi. O IPC decidiu hoje levantar a suspensão parcial da Rússia e da Bielorrússia e reintegrar os dois países como membros de pleno direito. A decisão, tomada durante a assembleia geral do organismo a decorrer em Seul, abre a porta à participação de russos e bielorrussos, sob as respetivas bandeiras, nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina2026, que vão decorrer de 06 a 15 de março do próximo ano. "A decisão de participarmos ou não será tomada coletivamente num momento posterior, em função de várias circunstâncias", acrescenta o ministro, deixando em aberto um boicote ucraniano à competição. Em julho de 2023, um decreto governamental proibiu atletas ucranianos de participar em provas onde estivessem russos ou bielorrussos, sendo posteriormente retificado para 'aceitar' desportistas a competir sob bandeira neutra, como aconteceu em Paris2024. Hoje, a assembleia geral do IPC votou favoravelmente a reintegração da Rússia (91 a favor, 77 contra e oito abstenções) e da Bielorrússia (103 vs. 63 contra e 10 abstenções), país que apoiou a invasão russa em fevereiro de 2022. A suspensão parcial destes países foi adotada no outono de 2023 pelo IPC -- os atletas podiam competir, sob bandeira neutra, caso cumprissem certos requisitos -, que tinha excluído desportistas destes países dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela