Secções
Entrar

Turista atira-se para cima do exército de terracota e danifica duas figuras

Luana Augusto 31 de maio de 2025 às 15:57

Ao que tudo indica, o homem terá problemas mentais.

Um turista atirou-se para cima do exército de terracota da China e danificou a figura de dois guerreiros, revelaram esta sábado as autoridades locais.

AP Photo/Mark Schiefelbein

O homem de 30 anos estava a visitar o museu localizado na cidade chinesa de Xi'an, na sexta-feira, quando "saltou a barreira de proteção e a rede de segurança e atirou-se". Segundo um comunicado das autoridades de segurança pública, o turista "empurrou e puxou" os guerreiros de barro e dois deles ficaram "danificados em graus variados".

Sun - como se chama este homem - acabou por cair num buraco com 5,4 metros de profundidade, de acordo com o site do museu. Após o incidente, o turista foi rapidamente "controlado" pelos seguranças.

Ao que tudo indica, este homem "sofre de doença mental" e o caso está agora a ser investigado pelas autoridades locais. Segundo um funcionário do museu, apesar deste incidente, a exposição mantém-se aberta normalmente.

Construído por volta de 209 a.C. para guardar o túmulo do primeiro imperador, o exército de terracota conta com um total de 8 mil homens e é hoje considerado uma das descobertas arqueológicas mais importantes da China. Caracterizada também como sendo uma das melhores atrações de Xi'an, faz parte do património mundial da Unesco desde 1987.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela