Turista atira-se para cima do exército de terracota e danifica duas figuras
Ao que tudo indica, o homem terá problemas mentais.
Um turista atirou-se para cima do exército de terracota da China e danificou a figura de dois guerreiros, revelaram esta sábado as autoridades locais.
O homem de 30 anos estava a visitar o museu localizado na cidade chinesa de Xi'an, na sexta-feira, quando "saltou a barreira de proteção e a rede de segurança e atirou-se". Segundo um comunicado das autoridades de segurança pública, o turista "empurrou e puxou" os guerreiros de barro e dois deles ficaram "danificados em graus variados".
Sun - como se chama este homem - acabou por cair num buraco com 5,4 metros de profundidade, de acordo com o site do museu. Após o incidente, o turista foi rapidamente "controlado" pelos seguranças.
Ao que tudo indica, este homem "sofre de doença mental" e o caso está agora a ser investigado pelas autoridades locais. Segundo um funcionário do museu, apesar deste incidente, a exposição mantém-se aberta normalmente.
Construído por volta de 209 a.C. para guardar o túmulo do primeiro imperador, o exército de terracota conta com um total de 8 mil homens e é hoje considerado uma das descobertas arqueológicas mais importantes da China. Caracterizada também como sendo uma das melhores atrações de Xi'an, faz parte do património mundial da Unesco desde 1987.