Secções
Entrar

Trump volta a criticar media em dia de campanha pela liberdade de imprensa

16 de agosto de 2018 às 17:26

Perto de 350 organizações noticiosas comprometeram-se a participar na frente comum contra a retórica hostil do presidente dos EUA, que já chamou aos jornalistas o "inimigo do povo".

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou esta quinta-feira a criticar os meios de comunicação social, no mesmo dia em que centenas de jornais numa campanha coordenada insistiram na importância da liberdade de imprensa.

1 de 3
Foto: GettyImages

A convite do diário The Boston Globe, perto de 350 organizações noticiosas comprometeram-se a participar na frente comum contra a retórica hostil de Trump, que já chamou aos jornalistas o "inimigo do povo".

"Não há nada que desejasse mais para o nosso país que uma verdadeira LIBERDADE DE IMPRENSA. O facto é que a imprensa é LIVRE para escrever e dizer o que quiser, mas muito do que diz são NOTÍCIAS FALSAS, forçando uma agenda política ou tentando apenas ferir as pessoas. A HONESTIDADE VENCE", escreveu hoje Trump na rede social Twitter.

O presidente dos Estados Unidos adiantou: "OS MEDIA DAS NOTÍCIAS FALSAS SÃO O PARTIDO DA OPOSIÇÃO. É muito mau para o nosso grande país ... MAS ESTAMOS A GANHAR".

No seu editorial de hoje, o jornal Boston Globe escreveu: "Temos hoje nos Estados Unidos um Presidente que criou um mantra de acordo com o qual qualquer meio de comunicação social que não apoie abertamente a política da administração actual é 'inimigo do povo'".

"É uma das numerosas mentiras espalhadas pelo nosso Presidente como um charlatão do passado lançava pó ou 'água mágica' sobre a multidão cheia de esperança", refere o editorial.

Alvo frequente das críticas de Trump, o New York Times lembrou que as pessoas têm o direito de criticar os media. "Mas insistir no facto das verdades que vos desagradam serem 'falsas notícias' é perigoso para a democracia", assinalou.

O Post-Dispatch, de Saint Louis, designou os jornalistas de "mais verdadeiros dos patriotas", enquanto o Chicago Sun-Times disse acreditar que a maioria dos norte-americanos sabe que o que Trump diz é absurdo e o Observer da Carolina do Norte declarou esperar que "todos os apoiantes do Presidente reconheçam o que ele está a fazer -- manipular a realidade para conseguir o que quer".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela