Sábado – Pense por si

GNR resgata 48 pessoas no mar Egeu

16 de agosto de 2018 às 18:29
As mais lidas

No âmbito da missão da FRONTEX, a equipa de vigilância marítima da Unidade de Controlo Costeiro detectou uma embarcação com cerca de 10 metros, rumo à fronteira da Grécia.

Militares da GNR destacados na ilha de Samos, na Grécia, resgataram 48 pessoas, incluindo 18 menores e 18 mulheres, no Mar Egeu, anunciou esta quinta-feira a instituição.

No âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), a equipa de vigilância marítima da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) detectou, através de equipamentos de visão térmica, uma embarcação com cerca de 10 metros, rumo à fronteira da Grécia, anunciou a GNR em comunicado.

Depois de dado o alerta, a embarcação da UCC, que se encontrava a patrulhar aquela área, deslocou-se para o local e "a detecção por parte dos militares da GNR possibilitou à embarcação portuguesa o resgate dos migrantes em segurança e o seu encaminhamento para as autoridades helénicas", explica o comunicado.

A GNR tem na ilha de Samos 13 militares numa embarcação e uma equipa de vigilância marítima.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.