Secções
Entrar

Trump veta proibição de venda de armas à Arábia Saudita

25 de julho de 2019 às 10:43

O presidente dos EUA considerou que as resoluções do Congresso "iriam enfraquecer a competitividade da América no mundo e prejudicariam importantes relações" que o país tem com os "aliados e parceiros".

O presidente norte-americano, Donald Trump, vetou as resoluções do Congresso que bloqueavam a venda de armas à Arábia Saudita e a outros aliados.

Estas resoluções, adotadas na semana passada, "iriam enfraquecer a competitividade da América no mundo e prejudicariam importantes relações" que o país tem com os "aliados e parceiros", escreveu Trump numa carta enviada ao Senado.

"Por estes motivos, é meu dever reenviar [estas resoluções] ao Senado sem a minha aprovação", acrescentou.

Na semana passada, a Câmara dos Representantes dos EUA condicionou a vendas de armas à Arábia Saudita à autorização do Congresso, depois de o Senado ter votado no mesmo sentido em junho.

A decisão significou um revés para o presidente norte-americano, que podia exercer, no entanto, o seu direito de veto.

Apesar do apoio da Câmara dos Representantes e do Senado, era necessária a assinatura de Trump para que a legislação entrasse em vigor e era previsível que este usasse o poder de veto.

No total, a câmara baixa do Congresso aprovou três resoluções, que já tinham sido aprovadas na câmara alta, que pretendiam impedir que Trump vendesse armas sem autorização do Congresso, designadamente à Arábia Saudita, Espanha, Reino Unido, Itália, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.

Os contratos de armamento, estimados em 8 mil milhões de dólares (7,1 mil milhões de euros), incluem milhares de munições teleguiadas, outras bombas e munições, e apoio à manutenção de aeronaves.

Devido à morte de civis no Iémen, os representantes tinham aprovado uma resolução na qual se pedia a suspensão do apoio militar à Arábia Saudita nesse conflito, a menos que fosse para combater diretamente a Al-Qaeda, o que Trump vetou imediatamente.

Os congressistas também têm sido muito críticos com as autoridades sauditas, pelo seu alegado envolvimento no assassínio do jornalista Jamal Khashoggi.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela