Secções
Entrar

Trump vê enorme potencial num acordo comercial com o Reino Unido

14 de março de 2019 às 14:21

O presidente dos EUA disse ver enorme potencial num acordo comercial com o Reino Unido, no momento em que o Brexit se encontra num impasse político no Parlamento britânico.

O presidente dos EUA,Donald Trump, disse esta quinta-feira ver enorme potencial num acordo comercial com o Reino Unido, no momento em que oBrexitse encontra num impasse político no Parlamento britânico.

"O meu Governo está pronto para negociar um grande acordo comercial com o Reino Unido. O potencial é ilimitado!", escreveu Donald Trump, hoje, na sua página de Twitter.

A proposta de Trump agrada aos defensores do "Brexit duro", que defendem a definição de uma nova agenda de parcerias comerciais fora da União Europeia, após o "divórcio" com Bruxelas.

Por outro lado, o Presidente dos EUA, em 2018, já tinha criticado a proposta de acordo que a primeira-ministra britânica,Theresa May,tentou negociar com aUnião Europeia, para o 'Brexit'.

Trump considera que esse acordo colocaria muitas limitações a uma relação comercial bilateral entre os EUA e o Reino Unido, pelo que sempre foi partidário de que o Governo britânico optasse por um "Brexit duro", cortando amarras com a União Europeia.

Numa entrevista ao jornal britânico The Sun, durante a sua primeira visita oficial a Londres, Trump criticou a forma como Theresa May estava a fazer cedências aBruxelas, prejudicando os interesses dos britânicos, e disse que ele teria negociado o acordo de "maneira muito diferente".

Depois de ter rejeitado um acordo com Bruxelas, na terça-feira, e de ter rejeitado uma saída sem acordo, na quarta-feira, o Parlamento britânico vota hoje, ao final da tarde, um possível adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela