Secções
Entrar

Trump reiterou acusações contra a estação pública britânica BBC

Lusa 12 de novembro de 2025 às 09:38

O governo britânico defendeu no Parlamento a televisão pública contra os ataques do presidente norte-americano.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, insistiu na terça-feira à noite que vai ser obrigado a processar a estação pública britânica BBC por "enganar o público".
Trump diz ter “obrigação” de processar a BBC após polémica com edição de discurso
Em declarações à cadeia norte-americana Fox News, Donald Trump reafirmou as acusações contra a BBC, justificando a ameaça de pedir mil milhões de dólares de indemnização à estação pública britânica. A BBC admitiu a montagem de excertos do discurso de Donald Trump antes da invasão do Capitólio dos Estados Unidos, a 06 de janeiro de 2021, dando a impressão de que estava a incitar diretamente à violência. A BBC foi acusada de ter editado diferentes partes de um discurso de Donald Trump datado de 06 de janeiro de 2021 --- dia em que centenas de apoiantes do líder republicano invadiram o Capitólio (sede do Congresso) --- insinuando que o Presidente norte-americano disse aos apoiantes que iria caminhar com eles para "lutarem como demónios". No entanto, na frase original, Trump dizia: "Vamos caminhar até ao Capitólio e vamos encorajar os nossos corajosos senadores e representantes no Congresso". A expressão "lutar como demónios" correspondia, na verdade, a outra passagem. Na terça-feira, o Governo britânico defendeu no Parlamento a televisão pública. A defesa da BBC foi protagonizada pela ministra da Cultura, Lisa Nandy, numa sessão parlamentar de perguntas sobre o assunto. Lisa Nandy afirmou que a BBC não é simplesmente uma estação televisiva sublinhando que se trata de "uma instituição nacional que pertence a todos". A ministra recordou que a radiotelevisão pública britânica é independente do Governo, embora na crise, o Executivo do primeiro-ministro, Keir Starmer, "tenha trabalhado em estreita colaboração com a BBC". Nos últimos meses, Trump processou a televisão norte-americana CBS por causa de uma edição da entrevista à ex-vice-Presidente norte-americana Kamala Harris no programa "60 Minutes". O caso foi resolvido através de um acordo judicial. Além deste caso, as queixas da secretária de Segurança Interna norte-americana, Kristi Noem, sobre uma entrevista ao programa "Face the Nation" da CBS, em agosto, levaram a uma mudança da política da estação norte-americana.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela