Secções
Entrar

Trump diz que calificado do Estado Islâmico vai desaparecer em breve

02 de março de 2019 às 20:40

Presidente dos Estados Unidos afirmou que o califado proclamado pelo grupo terrorista terá desaparecido em breve, ao discursar na Conferência da Ação Política Conservadora.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse este sábado que em breve o califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) terá desaparecido, ao discursar na Conferência da Ação Política Conservadora, em National Harbor (Maryland).

"Amanhã ou depois teremos 100% do califado", declarou Trump, que defendeu a sua decisão de retirar as tropas norte-americanas da Síria, anunciada em dezembro passado.

"Fomos para a Síria por quatro meses e acabámos por ficar cinco anos", lamentou, criticando o seu antecessor, Barack Obama, por se ter envolvido em "conflitos intermináveis".

"Como é possível que sejam necessários dois anos para conquistar um ou dois por cento do que resta do califado?", afirmou, numa alusão aos detratores de uma retirada imediata da Síria.

As afirmações de Trump foram feitas depois de ter sido lançada na sexta-feira uma ofensiva das Forças da Síria Democrática, uma aliança liderada pelas milícias curdas e apoiada por Washington, contra a cidade de Al Baguz, último reduto do Estado Islâmico no país.

Os Estados Unidos iniciaram a sua intervenção na Síria no âmbito de uma coligação internacional em setembro de 2014, meses depois dos extremistas proclamarem um califado nesse país e no Iraque.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela